domingo, 13 de setembro de 2015

Peruas e aventureiras

Chega um momento em que, após ter tido carros pequenos para o dia a dia, a gente quer mais espaço e valentia de nossos veículos.

Passando por dificuldades com porta-malas pequenos e pensando em carregar outras coisas grandes, as peruas - ou Station Wagons - são uma alternativa para quem não quer ter a tampa de um sedã limitando algum transporte maior.

Alguns modelos são excelentes propostas de conforto, espaço e potência (como as já falecidas Renault Megane Grand Tour, Toyota Corolla Fielder e Fiat Marea Weekend, Hyundai i30 SW, Citroen Xsara Break), mas um tanto baixos em relação ao piso, o que as torna boas para viagens apenas em asfalto.

Renaul Megane Grand Tour


Fiat Marea Weekend

Toyota Corolla Fielder S



E já que é para uso em todas as situações, por que não pensar nas dificuldades que já passamos em estradas esburacadas, mal cuidadas ou mesmo de chão batido e cascalhos, que tanto maltrataram nossos pequenos carrinhos.



E para uma ultrapassagem na estrada, ou subida de um terreno montanhoso com fortes aclives, ou mesmo tendo o carro carregado com ar condicionado, já não cobiçamos uns cavalos de força a mais em nossa pequena cilindrada?
Por isso tudo uma solução são as peruas offroads, com boas caçambas, suspensões elevadas e protetores de lataria, que são corajosas e mais potentes, voltadas para um público que quer carregar o carro e viajar por qualquer estrada!



Elas estão em extinção, uma vez que o público exigente tem preferido as SUVs - Sport Utility Vehicle -  ou camionetes esportivas. Ainda mais altas, ainda mais espaçosas e ainda mais potentes - ainda mais caras! (Iniciado pela Ford EcoSport - que reinou sozinha por anos, mas é um Fiesta de salto alto - seguida pela tradicional Toyota RAV4, Mitsubishi Airtrek e ASX, KIA Sportage, Hyundai Tucson, Renault Duster, GM Captiva, a recente Honda HRV e ). Ainda há como opção as verdadeiras fora de estrada: Mitsubishi TR4, Troller, entre outras...

Toyota RAV4

Mitsubishi Airtrek


KIA Sportage


Mitsubishi Pajero TR4 O´Neil


Portanto, se as camionetes altas e grandes estão caras, o mercado de peruas pequenas (derivadas de hatches compactos) usadas está com uma boa desvalorização e listo aqui algumas que pesquisei matérias, reportagens, testes e valores, para análise de custo x benefício e todas as características mecânicas.
(Todas tem o valor entre R$ 20.000, e R$ 30.000, pechinchando).

Peruas OffRoad

Pequenos aventureiros


No meio do caminho existem as monovolumes, peruas que unem frente-meio-fim numa caixa só: Idea Adventure e o Citroën C3 AirCross, por exemplo. O estilo é outro, com posição mais alta dos bancos, questão de se acostumar com a proposta. Eles são valentes, com suspensões mais altas e características dos aventureiros: rack no teto, estepe do lado de fora, faroletes, etc... A Fiat segue a fórmula da Palio Weekend Adventure, com motor 1.8 e-Torq, receita que deu certo. A Citroën utiliza o mesmo motor da sua parceira Peugeot, o 1.6 16V do 207 SW Escapade, potente e econômico.

Fiat Idea Adventure


Citroen C3 AirCross

 
Outras opções tem apenas alterações estéticas, como o caso do Honda Fit Twist e da Nissan Livina X-Gear, que apesar de carros muito bons, tem a mesma suspensão e pneus da versão tradicional de asfalto.

Nissan Livina X-Gear


Honda Fit Twist



OBS.: Descartei as líderes de marcado, Ford EcoSport (dizem que deveria ser proibida a venda de tão instável e frágil), assim como a GM Spin Active, que também sofre do mal da completa falta de estabilidade). e a Fiat Palio Weekend Adventure, por além de não ter estabilidade, é muito valorizada e com alto valor de seguro. Mas foi a Fiat pioneira, a única com sistema Locker (bloqueio de uma das rodas, que praticamente não será utilizado nunca) e segue na liderança.

Fiat Palio Weekend Adventure Locker
 Ford Ecosport 4x4



P.S.: Matéria legal:
http://carros.ig.com.br/especiais/veja+quais+sao+os+aventureiros+leves+do+mercado+nacional/4536.html

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